As Consultas Normais realizam-se no HVR entre as 9h e as 21h. Incluem-se neste tipo de consultas, as de profilaxia clínica (vacinações, desparasitações,…); as consultas de seguimento, pós – cirúrgico ou de acompanhamento médico; os cuidados de enfermagem (pensos, tratamentos vários); e as consultas de áreas específicas (consultas de especialidade).

Consideram-se Consultas de Urgência, todas aquelas que, a qualquer hora do dia, não podem ser proteladas. Ao apresentar-se na recepção, o animal tem prioridade sobre todos os demais presentes. Em todas as urgências, os proprietários dos pacientes encontram-se nervosos e exaltados, sendo assim essencial, a sua permanência na sala de espera, de forma a permitir optimizar o trabalho e a coordenação da equipa de urgência. As necessidades médico-cirúrgicas neste contexto são tão variadas quanto o número de situações clínicas diferentes que podem surgir, nomeadamente a utilização de oxigenoterapia em animais com dispneia, ou a realização de laparotomia exploratória e /ou de transfusões sanguíneas (Banco de sangue) em casos de hemorragia interna. Incluem-se ainda neste tipo de consultas, muitas outras situações, muito embora de grau de urgência menor, tal como gastroenterites, animais mordidos e com lacerações a suturar, cesarianas, entre muitas outras. Entre as 21h e as 9h (turno nocturno), as consultas de urgência são sujeitas a tarifário acrescido. Este acréscimo será superior no caso de utentes não regulares.

CONSULTAS DE ESPECIALIDADE

O HVR dispõe, no seu quadro, de médicos veterinários dedicados (e com formação específica respectiva), a áreas específicas da medicina veterinária (ver Especialidades).

A requisição destas consultas, pode ser realizada pelos proprietários dos pacientes e/ou pelos médicos veterinários que habitualmente os assistem nas suas clínicas veterinárias.

A marcação das consultas deve ser efectuada com pelo menos 24 horas de antecedência, e pode ser levada a cabo, quer via on-line (brevemente), quer via telefónica.

ADMISSÃO DE UTENTES:
  • Utente Regular – Todo aquele que conste à consulta, da lista de clientes pertencente ao ficheiro do Hospital, e/ou cujo animal tenha vindo a ser acompanhado no mesmo, tendo nomeadamente Boletim de Vacinas do HVR.
  • Utente Não Regular – Todo o animal que se apresente á consulta veterinária pela primeira vez, e todo o aquele que é normalmente seguido noutro Centro Veterinário e que o proprietário decida auscultar uma segunda opinião, ou que nos tenha sido referenciado pelo seu veterinário habitual. Em qualquer destes casos, o Centro Veterinário de origem deverá ser inequívoca e exclusivamente dedicado á Medicina Veterinária.